We Can Do It! Conheça a história por trás desse famoso cartaz



História


Traduzido para o português, "Nós podemos fazer!", é o título de um cartaz criado por J. Howard Miller em 1943, na época que os cartazes de publicidade e propaganda ainda eram feitos à mão por artistas.


A solicitação foi feita pela empresa The Westinghouse Electric Corporation, especializada em manufaturas., em que o cartaz fosse feito para levantar o moral de suas trabalhadoras, em especial as mulheres que trabalhavam em sua fábrica, devido aos esforços femininos para a Segunda Guerra Mundial.



Naomi Parker Fraley, a inspiração para o famoso cartaz


Repercussão


Durante a época, o cartaz foi visto por poucas pessoas, mas em uma recente descoberta na década de 1980, ganhou fama e o título de "Rosie The Riveter", que traduzido para o português seria "Rosie A Rebitadeira". Desde então, a arte com cores contrastantes e a expressão de força da modelo foi associado à luta de direitos igualitários do feminismo, assim como a capacidade das mulheres de se destacarem no mercado de trabalho, em qualquer trabalho executado.


Em 2016 portal de notícias People foi atrás da inspiração por trás da modelo icônica do cartaz, e assim o mundo pôde conhecer a real "Rosie", que se chamava Naomi Parker Fraley. Tendo sua identidade ocultada até então, O rosto conhecido pelo mundo foi eternizado com a modelo real pela equipe da revista. Infelizmente Naomi faleceu em 20 de janeiro 2017 aos 96 anos, mas deixou um legado que poucas mulheres podem desfrutar. Leia a entrevista em inglês aqui.





Cultura pin-up


Com o revival da cultura dos anos 40 e 50 nos anos 1980, o estilo pin-up e rockabilly começaram a ser mais difundidos entre a cultura americana e acabou disseminando-se pelo mundo através da música e arte, além da fotografia tão característica da época.


Macacão jeans, bandana vermelha com bolinhas brancas e um rosto expressivo. O estilo de Rosie é então tema de diversos ensaios fotográficos das adeptas ao estilo e todas aquelas que de alguma forma desejam mostrar que há muita força e inteligência por trás de um rosto bonito.




A cantora Beyoncé também aproveitou a onda feminista para fazer uma foto imitando o cartaz icônico


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