O QUE É

UMA PIN-UP?

"Pin-up" é uma expressão em inglês que tem origem no verbo "pendurar".

 

O conceito mais conhecido é uma referência ao estilo pin-up, representado em fotografias, pinturas ou desenhos de mulheres que eram publicados em antigas revistas femininas, calendários, cartazes ou catálogos de produtos.

PIN-UPS E A

SEGUNDA GUERRA

MUNDIAL

A expressão ficou muito conhecida porque durante o período da II Guerra Mundial os soldados tinham o hábito de pendurar essas imagens nas paredes dos alojamentos para lembrar de suas mulheres abandonadas para o combate.

POPULARIDADE

A expressão pin-up se tornou popular entre no início da década de 40. Eram representadas por imagens de mulheres mais sensuais ou provocativas, mas que transmitiam um pouco de ingenuidade.

Além de representar um estilo estético, as pin-ups acabaram sendo uma tendência pioneira de comportamento mais livre, porque não era comum que mulheres fossem fotografadas dessa maneira sensual.

PIN-UPS CONTEMPORÂNEAS

Hoje em dia o estilo pin-up faz parte da cultura pop e é usado até mesmo como fantasia. O estilo faz parte do mercado de produtos no estilo retrô e vintage.

 

As pin-ups de hoje buscam repetir o estilo clássico das modelos, quase sempre composto por batom vermelho, olhos bem delineados, cabelos no estilo rockabilly e roupas em estilo retrô.

São exemplos do estilo pin-up contemporâneo são: Amy Winehouse, Katy Perry e Dita Von Teese.

Quer ser transformada em uma pin-up?